DESCRIÇÃO DA VAGA
Responsável por elaborar e implementação a política de saúde e segurança no trabalho, garantindo execução.
RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES
- Acionar clínicas de medicina do trabalho para cotação e fechamento de propostas de PCMSO e PCMAT;
- Implementar e gerir o PCMSO e PCMAT para colaboradores e terceiros;
- Treinar todos os colaboradores e terceiros em relação ao PCMAT e PCMSO;
- Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção.
- Inspecionar diariamente locais, instalações e equipamentos da empresa e determinar fatores de riscos de acidentes.
- Propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes.
- Inspecionar os postos de combate a incêndios, examinando as mangueiras, hidrantes, extintores e equipamentos de proteção contra incêndios.
- Comunicar os resultados de suas inspeções, elaborando relatórios mensais.
- Em caso de acidentes, examinar as condições da ocorrência, para identificar suas causas e propor as providências cabíveis.
- Em caso de acidentes intermediar junto aos serviços médico e social da instituição, visando facilitar o atendimento necessário aos acidentados.
- Registrar irregularidades e propor planos de ações;
- Treinar os funcionários da empresa sobre normas de segurança, combate à incêndios e demais medidas de prevenção de acidentes.
- Executar treinamento de Integração e Qualidade para todos os colaboradores e terceiros;
- Realizar os diálogos de segurança do trabalho DDS (Diálogo Semanal de Segurança) com os colaboradores das obras;
- Coordenar a publicação de matéria sobre segurança no trabalho, preparando instruções e orientando a confecção de cartazes e avisos, para divulgar e desenvolver hábitos de prevenção de acidentes.
- Controlar EPIs e cobrar o uso adequado junto ao colaboradores e terceiros;
- Ter atenção aos prestadores de serviços, integrando-os ao canteiro e explicando a rotina, as normas e procedimentos daquela obra para poder realizar a liberação do serviço e a verificação de quais equipamentos serão utilizados, bem como o isolamento das áreas de risco.
- Participar de reuniões sobre segurança no trabalho, fornecendo dados relativos ao assunto, apresentando sugestões e analisando a viabilidade de medidas de segurança propostas, para aperfeiçoar o sistema existente.
- Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática.
- Executar e apoiar outras tarefas para o desenvolvimento das atividades do setor, inerentes à sua função.
REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES
Curso Profissionalizante com Registro na DRT
Mínimo de 06 meses de atuação como técnico de segurança em canteiro de obras.
Normas Regulamentadoras da construção civil (NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI), NR 8 – Padrões de edificações, NR 12 – Uso de maquinário, NR 18 – Medidas de segurança, NR 35 – Segurança nas alturas, dentre outras).